Em confraternização neste domingo, o MDB de Joinville defendeu a pré-candidatura de Fernando Krelling à Prefeitura em 2020 e reforçou a disposição de eleger sete vereadores em Joinville. Se a previsão se confirmar, será o melhor desempenho nos últimos 24 anos.

Continua depois da publicidade

Em 1996, a candidatura de Luiz Henrique, vitoriosa no segundo turno, ajudou a impulsionar a nominata do PMDB à Câmara e o partido elegeu oito vereadores. Desde então, a melhor performance foi em 2000, com seis vagas conquistadas. Nessas duas eleições, eram 21 cadeiras em disputa no Legislativo de Joinville. Agora, são 19.

Na disputa passada, o MDB elegeu cinco vereadores. Em 2020, os dois mais votados estarão em novas posições: agora deputado estadual, Krelling vai concorrer a prefeito; já Rodrigo Fachini vai tentar a reeleição na Câmara, mas por outro partido, ainda a ser escolhido.

Desde o fim do bipartidarismo, em 1979, o MDB de Joinville conquistou o maior número de vagas em 1982, com onze cadeiras em 21 disponíveis. Mas ainda era uma disputa entre MDB e PDS, que ficou com dez vagas. PDT, PT e PTB apresentaram candidatos, mas eram partidos ainda em fase inicial de estruturação.

Continua depois da publicidade