Araquari pode entrar para o grupo de dez cidades de Santa Catarina com maior retorno de ICMS em 2025. Pela prévia divulgada na semana passada pela Secretaria de Estado da Fazenda, a cidade do Norte já aparece na décima colocação, mas ainda se tratam de números provisórios: os índices definitivos para o ano que vem serão divulgados em dezembro, após período aberto para eventuais recursos das prefeituras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O salto de Araquari no ICMS tem sido espetacular. A cidade vizinha a Joinville estava em 83º lugar no ranking de Santa Catarina há duas décadas. O município tinha fatia de 0,19% no retorno do imposto. Dez anos depois, em 2014, Araquari passou a ocupar a 44ª colocação, com índice de 0,39%. Foi em 2014 que entrou em operação Agora, o município está na 12ª posição. A parcela da cidade no retorno do ICMS está em 1,32% e pode subir para 1,45% no ano que vem, caso os índices provisórios sejam mantidos.
O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSD), aponta a estratégia “agressiva” de atração de empresas, iniciada no final dos anos 2000 e reforçada nos últimos anos. A fábrica da BMW, em operação desde 2014, tem impacto expressivo no retorno do imposto da cidade, com participação de outras indústrias.
Estrada histórica do Paraná terá prova de rally
Continua depois da publicidade
Em “permuta”, escola junto ao Moinho Joinville terá área para expansão
Como será urbanização em orla Norte de praia em SC; obras estão no início
Prefeitura de Joinville quer aval para a volta do estacionamento rotativo pago, com concessão
Em quais ruas Joinville vai ganhar mais 3km de corredores de ônibus
Blocos de até 12 toneladas são usados na proteção de molhes em praia do PR
Instalação de novas lombadas vai levar mais tempo em Joinville