Em nova medida de defesa da reforma da Previdência, a prefeitura de Joinville criou espaço dentro do próprio site para abordar o tema. O material traz vídeo, cópia dos projetos e uma lista de perguntas e respostas. Há também espaço para enviar perguntas. As propostas estão em análise na Câmara de Vereadores desde o final de fevereiro. A próxima etapa será a realização de audiência pública no próximo dia 11. Depois disso, a análise continua em duas comissões, etapa anterior antes da votação em plenário.
Continua depois da publicidade
> Joinville abrirá agendamento de horários da nova etapa de vacinação contra a Covid na próxima semana
> Em testes, nova estação de esgoto de Joinville terá mais obras
> Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp
O questionário foi montado com base nas principais críticas dos opositores da reforma. Uma das perguntas é se a reforma é uma “decisão política” da prefeitura. “Não! A Reforma é uma atitude necessária e responsável para assegurar a sustentabilidade do Ipreville e garantir a aposentadoria dos servidores no futuro”, responde o próprio município.
Continua depois da publicidade
Em relação ao fato de não aguardar pelo fim da pandemia para votar a reforma, a alegação é mudança nacional da lei previdenciária ocorreu em 2019 e, com o passar do tempo, o déficit atuarial aumenta. Esse déficit é citado em outras perguntas. Em uma delas, é negado que a ocorrência do débito tenha ligação com os atrasos no pagamento das contribuições previdenciárias no passado. A situação do Ipreville, o tempo necessário para se aposentar, concurso público, regras para professores, entre outras questões, também são abordados.