O ex-juiz e hoje senador Sergio Moro já considerou os impactos do fechamento do canal do Linguado como “verdadeiro desastre ecológico”. A expressão foi utilizada em 2001, quando o então juiz da 3ª Vara Federal de Joinville concedeu liminar ao Ministério Público Federal em ação sobre o aterro na baía da Babitonga, em São Francisco do Sul: a decisão determinou a realização de estudos ambientais para a reabertura do canal. O trabalho foi executado. O MPF havia apontado assoreamento, poluição e impactos na fauna e flora por causa do fechamento concluído em 1935. Novos estudos sobre o Linguado estão em andamento.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em 1984, a reabertura do Linguado também havia motivado levantamentos ambientais. Na decisão há duas décadas, o juiz Moro citou ainda o apoio de moradores da região e de associações ambientais à reabertura do Linguado. A liminar foi confirmada por meio de sentença em 2009, quando Moro já tinha se transferido de Joinville – a mudança foi em 2002.
Os levantamentos ambientais determinados pela Justiça Federal foram realizados, mas não foram considerados conclusivos e o canal permaneceu fechado. O posicionamento do Judiciário foi de que cabe à administração pública definir qual solução é a mais adequada ao canal. A discussão, naquele momento, foi iniciada por causa da preparação para as obras de duplicação da BR-280, afinal iniciadas em 2014.
Neste momento, novos estudos ambientais estão em andamento, em elaboração pelo Grupo Pró-Babitonga. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024. A alternativa apontada como mais adequada, reabertura parcial ou total ou mesmo manutenção do aterro, será levada em conta para definir qual posição será adotada na duplicação da BR-280.
Continua depois da publicidade
Anunciado há 100 dias, repasse para hospital de Joinville terá “mudança de rota”
Em três anos, prefeitura de Joinville compra 27 terrenos para escolas e CEIs
Sai edital para duplicação da primeira etapa de um dos principais acessos de Joinville
Quais são os primeiros pontos previstos para radares em Joinville; instalação está perto de iniciar
Duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari terá foco em 17 km
SPU dá aval para parque do Cachoeira; margens das figueiras terão calçadas
Primeiro trecho duplicado da BR-280 será liberado em visita de ministro