No ano passado, 68% dos pacientes diagnosticados com câncer em Joinville conseguiram iniciar o tratamento em até 60 dias, como é previsto em portaria. A meta da Secretaria de Saúde era de 100%.
Continua depois da publicidade
O cumprimento apenas parcial do prazo de dois meses já é motivo de cobranças do Ministério Público Federal por meio de inquérito civil aberto em janeiro. Uma das alegações da secretaria é o aumento da demanda.
Saúde da família
A ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família foi uma das metas atingidas com certa folga pela Secretaria de Saúde de Joinville no ano passado, conforme relatório de gestão divulgado nesta semana. O objetivo era alcançar 54% da população da cidade e o ano fechou com cobertura de 71%. Ampliação da carga horária de trabalho, entre outras adequações, contribuíram para o avanço do índice.
Compra de serviços
A compra de serviços em oncologia na iniciativa privada, já com licitação em andamento é a principal medida para reduzir o tempo de início de tratamento em Joinville. Além de exames, a parceria também vai prever atendimento em quimioterapia e radioterapia. A portaria sobre o prazo para início do tratamento do câncer em Joinville é da década passada.
Continua depois da publicidade