A elevação de via em Joinville vai contar com espaços para a passagem de caranguejos. O projeto em elaboração prevê quatro passa-fauna em trecho da avenida Kurt Meinert, de acesso ao Morro do Amaral, em Joinville. A medida é para a proteção dos crustáceos. A previsão é execução das obras no segundo semestre. A proposta foi apresentada pela Secretaria de Infraestrutura no Conselho Deliberativo do Morro do Amaral, uma unidade de conservação.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O plano da prefeitura é elevar trecho da Kurt Meinert antes da ponte de acesso ao Morro do Amaral. A elevação será entre 50 e 80 centímetros, uma forma de reduzir os impactos dos alagamentos provocados pela maré alta, em área de mangue. O fenômeno chega a impedir o trânsito de veículos. Os passa-fauna são para garantir a migração dos caranguejos.

Neste momento, não há planos de pavimentação da avenida Kurt Meinert. A próxima obra para o Morro do Amaral, ainda antes da elevação da via, será a construção de nova ponte de concreto no acesso à localidade. O plano de manejo da unidade de conservação está em andamento, com conclusão no segundo semestre.

Em outra avenida de Joinville, a Santos Dumont, decisão judicial determinou à prefeitura a instalação de locais de passagem para animais silvestres. A ação foi apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina após a duplicação da via. Parte da avenida está próxima de uma unidade de conservação, a área de relevante interesse ecológico Morro do Iririú. O prazo para a implantação de corredores e passa-fauna se esgota no primeiro semestre de 2024.

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville prevê peso “histórico” em mediação da dívida dos ônibus

O que ainda falta em Joinville para zerar “conta” da educação de 2020 e 2021

O que precisa ser feito para o início das obras da Ponte Joinville

Após estudo, decisão sobre canal do Linguado ainda terá longo caminho

Licitação é concluída e volta dos radares de trânsito fica mais perto em Joinville

Sem estudos, proposta de alargamento no canal do Linguado não foi adiante