Joinville ganhou 31 mil eleitores desde a última eleição municipal e tem 403,5 mil pessoas aptas a votar em novembro, quando serão realizadas as eleições municipais para a escolha de prefeito e vereadores. Os dados, já abordados pela coluna, foram confirmados em divulgação nacional nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
A expansão de mais de 8% no eleitorado em apenas quatro anos é quase o dobro em relação ao avanço no colégio eleitoral de Santa Catarina no mesmo período. No País, a média de ampliação foi de 2,66%. Joinville se mantém como o maior colégio eleitoral de Santa Catarina. Florianópolis manteve o segundo lugar no ranking estadual, com 357 mil eleitores.
> Joinville prepara centro para tratamento precoce para coronavírus; cloroquina na lista
> Joinville registra mais de 100 mortes de pessoas com coronavírus em menos de 40 dias
O avanço do eleitorado de Joinville foi ainda maior, proporcionalmente, entre os idosos. Agora, são 65,4 mil pessoas com 60 ou mais anos de idade habilitadas ao voto na cidade. Ou seja, de cada grupo de 100 eleitores em Joinville, 16 já passaram dos 60 anos. Na eleição de 2016, eram 47 mil idosos no colégio eleitoral. Entre o eleitorado mais jovem, o fenômeno foi inverso, com redução de 4,8 mil para 1,4 mil eleitores entre o pessoal com idades entre 16 e 17 anos.
Continua depois da publicidade
O local de votação com maior número de eleitores, com 9,4 mil votantes, está na Faculdade Cenecista de Joinville. Na faixa dos 8 mil eleitores, estão as escolas Arnaldo Moreira Douat (Costa e Silva) e Antônia Alpaídes (Nova Brasília).