Ex-presidente do MDB em Joinville e um dos principais secretários do governo Udo Döhler, Romualdo França anunciou a saída do partido. A alegação foi de que o diretório municipal do MDB vem se descaracterizando de seus “princípios basilares”, citando inclusive situação das eleições 2020. “Na presente eleição municipal, se afastou (o MDB) de vez da força simbólica representada pelas cores que historicamente identificaram as grandes vitórias políticas conquistadas em Joinville e no Estado de Santa Catarina”, alegou Romualdo na carta de desfiliação.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC
> Candidatos a prefeito de Joinville assumem compromisso com bandeiras da Acij
Além da mudança nas cores – em vez do tradicional vermelho e preto, a campanha de Fernando Krelling está usando mais tons em verde – Romualdo, secretário de Infraestrutura desde o início do primeiro mandato de Udo, em 2013, tem se incomodado com as críticas do candidato à administração municipal. Krelling tem alegado diferenças em relação ao atual governo, também do MDB.
Romualdo alegou que a decisão de deixar o MDB, partido pelo qual deve boa parte de sua vida pública, conforme suas próprias palavras, foi “dolorosa”. Não há pretensão de filiar a outro partido. Nesta eleição, Romualdo vai apoiar Tânia Eberhardt (Cidadania), filiado ao MDB até o ano passado. Para o secretário, Tânia se mais proximidade com o que foi a essência do partido no passado.
Continua depois da publicidade