Na primeira etapa das propostas para a prefeitura de Joinville nas eleições 2020, os candidatos preferiram não se comprometer com metas de pavimentação em quilometragem, proposta comum em campanhas anteriores. Nos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral, a maioria dos concorrentes abordou a pavimentação, mas sem em entrar em detalhes. Ao longo da campanha eleitoral, no entanto, podem aparecer novas ideias para o tema – o cadastro de propostas no registro das candidaturas muitas vezes é considerado apenas cumprimento de obrigação burocrática, as ideias de governo ficam para o momento da campanha.
Continua depois da publicidade
> Infográfico: conheça o perfil das 21 mil candidaturas de Santa Catarina
> Saiba tudo sobre as eleições municipais em Santa Catarina
O último levantamento da prefeitura, divulgado em julho, apontou 669 quilômetros de ruas sem pavimentação. A extensão representa 37% da malha viária da cidade. Quase metade das ruas sem cobertura fica na zona Sul. A maior parte dos empréstimos de R$ 161 milhões contratados pela atual administração para pavimentação foi usada em recapes, ou seja, recuperação de ruas já pavimentadas.
Entre as propostas, o candidato governista, Fernando Krelling, sugere a criação de secretaria específica, a de Pavimentação e Zeladoria. Uma denominação própria, “Rua Nova”, também aparece no plano de governo de Francisco de Assis. Já Ivandro de Souza propõe “Rua Completa”, com ações de pavimentação. Uma usina de asfalto está prevista por Darci de Matos, repetindo proposta de 2016, e por James Schroeder – que propõe equipamento móvel. Para Marco Aurélio Marcucci, o uso de areia descartada nas fundições pode baratear o asfaltamento em até 50%.
Continua depois da publicidade
Tânia Eberhardt quer um programa permanente de manutenção de ruas, além da busca de empréstimos para bancar o asfaltamento. “Levar asfalto onde não tem” é um dos compromissos de Eduardo Zimmermann. Pavimentação comunitária é citada por Nelson Coelho. Como os demais candidatos, Dalmo Claro não usou quilometragem como meta, mas se comprometeu em ampliar “significativamente”. Mais propostas sobre o tema, inclusive de outros candidatos, devem surgir durante a campanha. Por enquanto, ninguém arriscou fazer uma promessa em quilômetros.