Representação apresentada por Darci de Matos (PSD) abriu as ações judiciais da campanha das eleições 2020 em Joinville entre os candidatos a prefeito. Publicações em rede social, ainda sem identificação de autoria, motivaram a representação, agora em análise pela Justiça Eleitoral. Nestas eleições, Joinville tem 15 candidatos a prefeito, número recorde nas últimas quatro décadas.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

> Eleições 2020 em Joinville: candidato sugere rodízio de carros no Centro

A ação de Darci de Matos é contra dois perfis sem identificação em rede social. O pedido é para apontar quem seriam os responsáveis pela publicação e eventual retirada do material. A representação apresentada na Justiça Eleitoral cobra as informações de rede social. A assessoria jurídica do candidato aponta que manifestações fazem parte da democracia, mas o anonimato não é permitido na campanha eleitoral.

Na campanha eleitoral de 2016, a publicação de perfil anônimo contra o então candidato Udo Döhler (MDB) motivou polêmica de repercussão nacional. A Justiça Eleitoral chegou a determinar a suspensão da rede social por descumprimento de decisão de retirada do perfil – a página foi removida na sequência e a rede social foi mantida no ar.

Continua depois da publicidade