A implantação de rodízio de carros na área central de Joinville apareceu no plano de governo de um dos candidatos a prefeito nas eleições 2020. Marco Aurélio Marcucci (Republicanos) quer o modelo no Centro e vias que fazem conexão com a região central. A proposta do candidato inclui a aplicação de um plano de mobilidade e acessibilidade.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

> Homem, branco, empresário: veja o perfil da maioria dos candidatos a vereador em Joinville

A regra do rodízio sugerida seria semelhante à adotada em outros locais do País, com definição dos dias permitidos para a circulação por meio dos números das placas. A proposta de Marcucci é de uma novidade em campanha eleitoral – nos planos de governo registrados na Justiça Eleitoral, os demais 14 candidatos a prefeito não citam proposta semelhante, embora parte dos concorrentes apresente outras ideias para a área central.

A possibilidade de rodízio não chegou a ser examinada anteriormente por órgãos de planejamento de trânsito. Joinville tem 426 mil veículos em circulação, sendo 316 mil automóveis e caminhonetes. O único rodízio adotado em Joinville é de parte das vagas para estacionamento na área central, por meio do estacionamento rotativo. O sistema adotado pela prefeitura é gratuito, com previsão de multa em caso da permanência do veículo ultrapassar o período permitido.

Continua depois da publicidade