A concorrência para a contratação de retomadas das obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul deve ser lançada em julho. A previsão foi feita pela superintendência do DNIT/SC nesta quarta-feira, em reunião na Fiesc sobre obras federais em Santa Catarina. A obra foi apontada como “bola da vez”. O encontro fez a atualização sobre o andamento dos trabalhos em ferrovias e rodovias e perspectivas para os próximos meses.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O contorno de São Francisco do Sul, com retirada da passagem dos trens de cargas, está com as obras paradas desde 2011. Na execução, foi detectada a necessidade de revisão do projeto. O contrato das obras foi rescindido e um novo projeto foi contratado. A inclusão de R$ 54 milhões no Orçamento da União para 2023 deixou a retomada das obras mais próximas – inicialmente, havia expectativa de abertura da concorrência até maio, mas o prazo agora é julho. O contorno tem 8,8 km de extensão, além dos pátios ferroviários.

Se confirmado o lançamento do edital no próximo mês, abre-se a possibilidade de retomada das obras até o final do ano ou início de 2024. A estimativa aponta custo de R$ 350 milhões para a conclusão do contorno. Os trens fazem a movimentação de cargas (embarque e desembarque) para o porto de São Francisco do Sul. Em relação ao contorno de Joinville, também com obras paradas desde 2011, não há estimativa de quando será lançado o edital de licitação – o projeto executivo será contratado no segundo semestre.

Qual o custo para asfaltar um quilômetro em Joinville

Continua depois da publicidade

Quanto custa para pavimentar estradas rurais em Joinville

Câmara de Joinville aprova moção para Arthur Lira, sobre pedido de impeachment de Lula

Joinville tem projeto para “naming rights” em espaços da prefeitura

Justiça Federal suspende reintegração de posse de área ocupada por indígenas em Joinville

Lei sobre radares de Joinville motiva contestação de licitação

Nova iluminação da Vigorelli, em Joinville, vai incluir o acesso