O edital de chamamento público da prefeitura de Joinville para os estudos sobre a concessão de cemitérios e do serviço funerário atraiu três interessados. A etapa seguinte será de autorização para a realização dos trabalhos, com definição de prazo. As propostas poderão ser utilizadas na elaboração de futura concessão, a ser realizada por meio de licitação. Em acordo (termo de ajustamento de conduta) com o Ministério Público de Santa Catarina, o município terá de lançar a concorrência até fevereiro de 2024.
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Além da gestão dos dez cemitérios públicos municipais, atualmente feita pela administração municipal, e do serviço funerário, realizado por quatro empresas contratadas em 1999; a modelagem dos estudos prevê ainda a construção de novo cemitério e crematório. Além da operação e manutenção dos cemitérios e do serviço funerário, as propostas a serem elaboradas terão de trazer modelo econômico-financeiro e jurídico da futura concessão.
A ampliação da capacidade de sepultamentos de Joinville está entre os objetivos da concessão. Atualmente, a manutenção dos cemitérios municipais custa R$ 1,6 milhão por ano. Há ainda as despesas com reformas e outras melhorias. No caso dos serviços funerários, a licitação é de 1999.
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