A construção de novo ramal ferroviário no Norte de Santa Catarina teve novo passo. O DNIT lançou nesta terça-feira edital para contratar projetos e estudos ambientais para a variante entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, em segmento conhecido como contorno ferroviário de Jaraguá do Sul. Na mesma concorrência, estão sendo licitados os estudos para a modernização da ferrovia na região, levando em conta os futuros contornos de São Francisco do Sul e Joinville. Não há estimativas de quando eventuais obras poderão ser realizadas.

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O contorno de Jaraguá do Sul tem o mesmo propósito dos contornos previstos para Joinville e São Francisco do Sul: retirar a passagem dos trens de carga das áreas urbanas das cidades. No caso de Jaraguá, o novo ramal atende também a Guaramirim. A ferrovia é utilizada para a movimentação de grãos para o Porto de São Francisco do Sul. As obras em Joinville e São Francisco do Sul estão paradas desde 2011, sem previsão de retomada – no ao passado, o edital para São Francisco foi publicado, mas revogado para revisão.

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O edital para a variante em Jaraguá será para a elaboração do projeto básico, a partir do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), já concluídos. O pacote inclui os estudos ambientais para o licenciamento das obras e projetos de pontes, túneis e viaduto. O outro item trata da modernização da ferrovia na região.

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 A licitação prevê elaboração do projeto básico para o segmento entre o final e início dos futuros contornos de Joinville e de São Francisco do Sul, com a troca de dormentes de madeira para concreto e a eliminação de pontos críticos junto ao sistema viário e interseção com a BR-280. Também terá de ser realizado EVTEA para a travessia de Araquari e os estudos ambientais para a modernização.

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