A licitação para contratação dos serviços de iluminação pública de Joinville voltou a ser suspensa. Desta vez, a decisão foi tomada pela prefeitura, para revisão do edital, com republicação após a conclusão da retificação. Em maio, a concorrência havia sido suspensa após determinação do Tribunal de Contas do Estado – a retomada ocorreu após alterações no edital, que mudaram também o valor final. O contrato de manutenção, assinado em 2021, continua em vigor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A iluminação pública de Joinville tem provocado queixas por causa da demora no reparo em determinados pontos apagados. O tema tem motivado cobranças na Câmara de Vereadores. A Secretaria de Infraestrutura alega que houve “estabilização” e a média de locais com necessidade de manutenção tem se mantido em torno de 1,8 mil, equivalente a 3,2% do parque de iluminação. Uma quinta equipe foi incluída no turno noturno (são duas de dia) e uma outra entra na operação a partir da próxima semana. Pelo contrato, o índice máximo de pontos aceitável não pode passar de 2%.
Com o adiamento da licitação, o atual contrato de manutenção deverá ser prorrogado novamente, afinal, o prazo atual se estende somente até setembro. No atual governo, o contrato é apenas de manutenção – os serviços de ampliação e modernização (implantação de LED): a divisão foi adotada porque a prefeitura pretendia lançar uma PPP da iluminação, agrupando todas as tarefas em um contrato de longa duração. Mas a PPP ainda não saiu.
A ampliação vinha sendo feita por contratos específicos por segmentos (Ottokar Doerffel, Hans Dieter, Vigorelli, entre outros). Nesse ano, foi contratada empresa para a tarefa, de forma mais ampla, por R$ 17,8 milhões. Em relação à compra de luminárias LED, há licitação em andamento desde o ano passado. A atual concorrência para a manutenção, com edital suspenso, que aumentar o leque de tarefas a serem prestadas.
Continua depois da publicidade
Quais obras estão previstas, por cidade, na nova proposta sobre concessão da BR-101 em SC
Quantos quilômetros de ruas em Joinville não têm pavimentação
Cidade de SC só fica atrás de cinco municípios no País em número de trabalhadores na indústria
“Nova” rodovia de R$ 1 bilhão em SC chega a 60% de execução
VÍDEOS: Qual a “novidade” para Joinville no debate sobre a concessão da BR-101
Como ficaram metas de Joinville na expansão da rede de esgoto após revisão