As duplicações das BRs 280 e 470 correm o risco de começar 2021 com a menor previsão orçamentária ainda menor, na comparação com 2020. Por conta de limitações orçamentárias, o DNIT poderá ficar com um montante menor para investimentos no próximo ano, o que levou a reduzir a estimativas para as obras pelo País. 

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A última versão das expectativas para 2021 prevê R$ 35 milhões para a duplicação entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul e R$ 32 milhões para a obra no Vale do Itajaí, entre Navegantes e Rio do Sul. Os valores são distantes até das já reduzidas previsões do orçamento da União de 2020 (R$ 70,7 milhões para a 280 e R$ 106,8 milhões para a 470).

Os montantes na faixa dos R$ 30 milhões para as duplicações não são definitivos. A proposta do orçamento do governo federal para 2021 ainda está em elaboração e só deve chegar ao Congresso Nacional no final de agosto. Na tramitação, os valores podem ser suplementados pelo relator ou mesmo por meio de emendas. 

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Ainda assim, caso a proposta chegar aos congressistas com valores tão baixos, não será possível fazer uma elevação expressiva. Inicialmente, o DNIT queria R$ 296 milhões para a BR-280 e R$ 352 milhões para a BR-470. Nas duas situações, havia parcelas para desapropriações e para a gestão ambiental, além das obras.

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