Em ritmo lento desde o início dos trabalhos, em 2014, a duplicação da BR-280 tem escassas chances de ser concluída nesta década. Até agora, foram investidos R$ 680 milhões nos três lotes entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. No entanto, ainda faltam R$ 915 milhões para a conclusão, sem incluir as desapropriações remanescentes e a intervenção no canal do Linguado (abertura parcial, ponte ou alargamento do aterro).

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Na quarta-feira, estudo da Fiesc apresentou panorama das obras. Ainda que a entidade empresarial não tenha estimado prazo de conclusão, o ritmo dos trabalhos em quase dez anos não permite otimismo. As obras nos lotes em Guaramirim e Jaraguá do Sul começaram em março de 2014, com previsão de conclusão em 2018.

No entanto, com a escassez dos recursos, foram prorrogados e, pelos atuais prazos, o lote 2.1 deverá ser concluído até o final de 2024. Se trata do segmento entre a intersecção com a BR-101 e o km 50. São 14 quilômetros de extensão. Único lote com execução de mais de 50% do contrato, o trecho ainda precisa de mais R$ 110 milhões. Ainda assim, é o único lote com alguma chance de conclusão até o final do ano que vem.

Os demais lotes têm prazo até 2025, mas estão ainda mais distantes da conclusão. O segmento entre o porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com BR-101 é o mais atrasado, com execução de 25%. O prazo de conclusão é abril de 2025, prazo que terá de ser prorrogado. Em 2023, o cenário de lentidão não deve mudar, afinal a previsão orçamentária é de apenas R$ 50 milhões.

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