A duplicação da BR-280 poderá ter um reforço expressivo de recursos neste ano. O DNIT solicitou remanejamento orçamentário para ampliar o montante em R$ 224 milhões – a previsão no orçamento da União é de R$ 48 milhões. A busca de maior fatia para as obras foi o principal tema tratado no evento de lançamento da Frente Parlamentar da BR-280, realizado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira.
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Por enquanto, a suplementação está em análise. Se for autorizada, o orçamento previsto será mais do que quadruplicado. Até agora, as obras de duplicação receberam perto de R$ 700 milhões, além dos recursos utilizados em desapropriações, supervisão e gestão ambiental. A conclusão das obras custa em torno de R$ 920 milhões, além das despesas com desapropriações remanescentes e a solução a ser adotada no canal do Linguado.
A duplicação começou em 2014, em dois dos três lotes. No trecho entre São Francisco do Sul e Araquari, os trabalhos foram iniciados em 2018 e atualmente estão parados, à espera de revisão dos projetos e de mais recursos. Nas próximas semanas, será liberado trecho duplicado de quase 2 km, em Guaramirim. Será o primeiro segmento a ser concluído.
A possibilidade de ampliação dos recursos foi abordada pelo deputado federal Carlos Chiodini (MDB). O autor do requerimento de criação da frente parlamentar, deputado estadual Maurício Peixer (PL), acredita que o montante poderá ser ainda maior em 2024, com reserva de R$ 300 milhões. Maurício anunciou ainda a realização de audiências públicas e vistoria no canteiro de obras como as primeiras iniciativas da frente.
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Duplicação da BR-280 terá primeiro trecho entregue nas próximas semanas
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