As duplicações de duas rodovias estaduais são as principais demandas em infraestrutura em Itapoá, a cidade de Santa Catarina com maior crescimento proporcional da população desde 2010. O Porto Itapoá tem entre 2 mil e 2,5 mil acessos por dia dos veículos (número que dobra se levadas em conta as idas e voltas), além da movimentação nos terminais logísticos de caminhões que não chegam a utilizar o terminal portuário diretamente. Conforme o Censo 2022, Itapoá teve avanço populacional de 108%, o quinto maior do País, chegando a 31 mil moradores.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As ampliações das SCs 416 e 417 estiveram entre os temas tratados na manhã desta quarta-feira em reunião do Conselho de Infraestrutura e da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc. Presente no encontro, o secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, garantiu, ao ser indagado sobre as ampliações, de que o Estado está consciente da demanda e que as obras fazem parte das prioridades. “Está no nosso radar”, garantiu o secretário. Os projetos executivos das obras, contratados em 2021, estão na fase final, de ajustes – ainda não há definição de quando as duplicações poderão ser realizadas.
Confira imagens de Itapoá e porto
O movimento atual na região de Itapoá e Garuva vai crescer por causa da ampliação das atividades portuárias, seja por meio da atual operação ou por causa de novo porto, em fase de licenciamento. Além disso, a rodovia entre Garuva e Guaratuba, na “continuação” da SC-416, será duplicada pelo governo do Paraná. Com a ampliação de 12,8 km da PR-412, com obras a partir do início do ano que vem, e a construção da Ponte de Guaratuba, o movimento no litoral vai crescer. As duplicações são defendidas pelas prefeituras de Itapoá e Garuva, além de lideranças empresariais.
Continua depois da publicidade
Por que Joinville terá de criar ou ampliar bairros
Joinville contrata consultoria para montar novas PPPs
Polo portuário de SC terá sinal verde para PPP inédita de R$ 300 milhões
Como será o novo planetário do PR; Joinville também tem plano de instalação
O que muda com a aprovação de expansão urbana de 4,5 mil hectares em Joinville
Mulheres são 33% das candidaturas para Câmara de Joinville
Quais serão os Estados mais populosos em duas décadas; SC deverá ganhar três posições