A dragagem do rio Águas Vermelhas vai custar R$ 31,7 milhões. A concorrência foi homologada na semana passada e, para o começo dos trabalhos, falta ainda a assinatura do contrato, a ser realizada nas próximas semanas. O montante é equivalente ao repasse do governo federal para as obras de macrodrenagem do rio Mathias, em valores atualizados (o custo com a obra no Centro da cidade foi maior porque houve investimentos da prefeitura em projetos e aditivos).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O alargamento e aprofundamento do leito do rio na zona Oeste de Joinville deverá retirar carga equivalente a 50 mil caçambas em sedimentos. Os trabalhos para reduzir a possibilidade de alagamentos do rio da região Oeste de Joinville serão realizados em segmento de 10 km de extensão. A dragagem do rio vem sendo discutida há mais de uma década e chegou a motivar ação do Ministério Público de Santa Catarina.
Em 2013, o desassoreamento retirou 95 mil metros cúbicos de sedimentos do rio. O serviço foi realizado em trecho menor porque causa da limitação da licença ambiental. A nova intervenção pretende remover 500 mil metros cúbicos. Os recursos para as obras, assim como para a supervisão (contrato de R$ 2,6 milhões), têm origem em financiamento contratado junto ao BID em 2017.
Maré afeta obras de passarela em praia de SC; confira imagens
Continua depois da publicidade
Mais de um ano após “largada”, concessão de Cidadela de Joinville ainda não tem prazo
Como o transporte coletivo de Joinville se saiu em pesquisa sobre qualidade
Novo complexo de educação abre contratação de 90 profissionais
Ação judicial de duas décadas em Joinville chega ao Supremo
Parada há mais de sete meses, obra de ponte em Joinville tem estimativa de retorno