Em 2021, ano que em se completa uma década da paralisação das obras, o DNIT espera contar com R$ 180 milhões para retomar as obras do contorno ferroviário de Joinville. É o novo traçado que tira a passagem dos trens de cargas na área urbana da cidade – o trajeto entre Araquari (conexão com São Francisco do Sul) e o Planalto Norte passará pelo Sul do município de Joinville. No entanto, essa é uma pretensão do departamento: no ano passado, o DNIT queria R$ 77 milhões para a obra, mas o contorno ficou fora do orçamento da União para 2020.

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Mesmo que o governo federal venha a reservar recursos para o contorno de Joinville, a obra dificilmente será retomada em 2021: é preciso concluir a revisão do projeto e aprovar a licença ambiental de trecho alterado (variante Araquari). Também é necessário encaminhar desapropriações e contratar empreiteira para a obra. O trem movimenta cargas para o porto de São Francisco do Sul, levando grãos para a exportações e trazendo fertilizantes.

Para o contorno de São Francisco do Sul, também parado desde 2011, o DNIT quer R$ 75 milhões. A volta dos trabalhos não é tão complexa como no caso de Joinville, mas também improvável em 2021 – com a pandemia, a escassez de recursos será ainda mais aguda, principalmente para obras novas (a prioridade será concluir o que já começou).

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