Para 2020, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) gostaria de contar com pelo menos R$ 221 milhões para a duplicação da BR-280. Pelo menos é essa quantia a ser solicitada – se vai entrar no orçamento da União, só se saberá depois.
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É um montante razoável, ainda mais levando em conta que são R$ 89 milhões para a obra em 2019. O saldo atualizado do contrato mostra que ainda falta R$ 1,1 bilhão para concluir a duplicação nos três lotes.
Uma obra complexa como a duplicação da BR-280 exige uma série de acompanhamentos. Só em relatórios específicos trimestrais, há monitoramento sobre animais (sejam os atropelamentos pelo trânsito ou as operações de afugentamento e salvamento), meio ambiente, ruídos, qualidade da água, proteção da flora, patrimônio arqueológico, ações da atendimento de demandas indígenas, entre outros. Todo esse trabalho faz parte da supervisão da obra.
No caso dos animais, existe uma base móvel para atendimento, inclusive veterinário. Há bichos capturados e soltos para outros locais, animais afugentados, cuidados com ninhos, orientação dos trabalhadores, entre outras medidas adotadas ao longo das obras em andamento na BR-280.
Em outro relatório, há contagem de animais atropelados no trecho, em situação provocada pelo trânsito normal, não pelas obras. Esse tipo de levantamento indica as medidas de proteção a serem tomadas.
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