O BRT ainda está no horizonte do planejamento em mobilidade em Joinville, embora sem definição de cronograma, nem de quais vias poderão receber o investimento. Mas a modalidade deverá ser examinada durante os estudos sobre a modelagem da concorrência do transporte coletivo.

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Sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus, o BRT tem como característica principal a instalação de corredor de ônibus exclusivo e separado fisicamente das pistas para os demais veículos. As linhas são troncais (com maior demanda de passageiros), às quais as linhas alimentadoras se conectam.

Os BRTs foram a inspiração de Joinville para a instalação dos corredores de ônibus a partir de 2008, ainda que o modelo adotado tenha sido parcial. Na década passada, havia plano de instalar BRT na avenida Beira-rio, em trecho entre o entorno da sede da Acij até a Procópio Gomes.

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O investimento, a ser bancado com o empréstimo do PAC da Mobilidade, seria feito em etapas, com traçado total de 4km. Como parte das obras do PAC, o BRT não saiu do papel. Uma das propostas a ser examinadas agora seria para uma ligação do transporte coletivo com o aeroporto. Mas seria uma alteranativa a longo prazo.

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