Com conclusão de apenas uma das 21 obras previstas, o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Joinville será revisado. O edital para a contratação de consultoria para a atualização do PDDU foi publicado nesta terça-feira. O serviço será bancado com recursos do empréstimo de US$ 70 milhões assinado com o BID em 2017. O plano cobre a bacia e sub-bacias do rio Cachoeira, com os afluentes.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O custo elevado das macrodrenagens, aliado à complexidade das obras, impediu o plano de avançar. Apenas a intervenção no rio Morro Alto (rua Timbó) foi realizada. A macrodrenagem do rio Mathias está parada desde 2020 e, caso seja retomada, será somente a partir de 2024 – no ano que vem será feito um diagnóstico das condições das obras executadas até agora.
A contenção nos rios Itaum e Itaum-mirim está em fase final de projetos, sem estimativa de início dos trabalhos. A macrodrenagem dos rios Jaguarão e Bucarein está na etapa inicial de estudos. Em valores atualizados, a execução do plano de drenagem custaria quase R$ 3 bilhões. A consultoria a ser contratada fara a revisão e a atualização do plano de drenagem.
Além de diagnóstico, terão de ser apresentados estudos sobre as obras executadas e os projetos das futuras intervenções. O trabalho também deverá indicar alternativas para reduzir os riscos de inundação. A revisão terá prazo de 20 meses para ser concluída.
Continua depois da publicidade
Joinville mantém saldo positivo no emprego em outubro, mas indústria fecha 351 vagas
Joinville contrata plano de gestão de riscos de desastres
Edital para construção da Ponte Joinville tem propostas de dois consórcios
Estado lança editais para obras na SC-418, em Joinville
Desassoreamento de rio em Joinville vive “saga” de quase dez anos
Câmara de Joinville tem proposta para serviços públicos em área privada em caso de cheias
Bilionário, plano de 2011 de macrodrenagem de Joinville ainda longe da conclusão