Ainda falta a reunião com o prefeito Udo Döhler, na quarta-feira, mas as rodadas de discussão realizadas na sexta já encaminharam a retomada das obras de macrodrenagem do rio Mathias, paradas há meses. A volta será nos trechos das ruas Paulo Medeiros (Beira-rio) e Jerônimo Coelho. Os canteiros de obras a serem montados na praça Nereu Ramos vão ficar para depois do Festival de Dança por causa do palco de apresentação.
Continua depois da publicidade
No caso das ruas Jacob Eisenhut e Visconde de Taunay, o plano é reiniciar os trabalhos assim que a Águas de Joinville conclua a realocação de redes, em setembro – mas a Prefeitura poderá ceder ao apelo da CDL de adiar para janeiro por causa do Stammtisch e do período de festas. Os trabalhos paralisaram devido aos impasses em valores de planilha de custos. A obra, que era para ter sido concluída em 2016, tem expectativa de conclusão em julho de 2020, se tudo der certo –o que não aconteceu até agora.
No governo Udo, houve análise sobre a possibilidade de rompimento do contrato das obras de macrodrenagem do rio Mathias. Mas o prefeito rechaçou a ideia alegando que Joinville poderia perder o recurso do governo federal para a obra em caso de necessidade de novo contrato. Foi o mesmo argumento usado quando o MPF quis o cancelamento das obras erealização de nova licitação.
Redesenho
Em dois meses, houve 12 nomeações e 10 exonerações em cargos comissionados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville. Nesse contingente, há pessoas que trocaram de posto, mas permaneceram em cargo de confiança dentro da secretaria.
Para projetos
Consultoria será contratada para montar os projetos (entre outros documentos) da reforma do “Prédio da Rua das Palmeiras”, comprado pela Prefeitura de Joinville no final de 2012 para abrigar a Secretaria de Educação (ideia já abandonada) e sem uso até hoje. O edital prevê R$ 229 mil (valor máximo) para elaboração dos estudos sobre a reforma.
Continua depois da publicidade
Ainda vai tempo
Ainda que o verde tenha voltado a aparecer em trechos, a recuperação do mangue ainda vai levar muito tempo em Joinville. Os motivos do fenômeno ainda não tiveram estudos conclusivos – o ataque das lagartas há três anos seria a causa principal, mas não o único.
Só almoço
Ivandro de Souza almoçou com João Paulo Kleinübing na quinta, há conversas dele com o DEM, mas nada decidido: o empresário da construção civil continua sem filiação. “Nada está decidido”, diz. Dos nomes ligado aos MOV 47 cotados para concorrer a prefeito em 2020, apenas Ivandro está nessa condição: Adriano Silva é filiado ao Novo e Derian Campos é do PSL.
No páreo
O Novo de Joinville divulgou na sexta a participação do empresário Adriano Silva no processo seletivo do partido para a escolha do candidato a prefeito de Joinville. O Novo também está em processo de arrecadação de recursos entre os filiados e simpatizantes para custear a abertura e manutenção de diretório.
Mais uma reunião
Na quinta, Udo Döhler se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, em Florianópolis. Mais uma vez, como já aconteceu neste ano, o deputado Fernando Krelling acompanhou o encontro. Desta vez, não houve divulgação, nem fotos. Mas seria uma visita de cortesia – o que deve sido, mas com uma pauta ainda desconhecida. Kennedy Nunes, avisado ou não, deu uma passada no gabinete de Julio na hora do encontro.
Continua depois da publicidade
Sobre o possível convite
Coronel Armando só tomou conhecimento sobre a possibilidade de Rodrigo Coelho ser convidado para entrar no PSL pela imprensa. “Para mim, não chegou nada”, diz o deputado federal. O convite partiria do novo presidente estadual, Fabio Schiochet. “Mas não estou sabendo”, insiste Armando, que diz gostar de Coelho. Mas sobre eventual convite para o deputado (hoje no PSB) ingressar no PSL, o presidente do PSL de Joinville não opina. “Temos de avaliar”.
Mais Mathias
Na sexta, a Justiça Federal marcou para 13 de agosto (cai numa terça) reunião de conciliação na ação do MPF que quer suspensão das obras de drenagem do rio Mathias e realização de nova concorrência, com outro projeto de engenharia.
Churrasco
O filé mignon e a alcatra foram as carnes que mais ajudaram a reduzir o valor dos produtos para churrasco acompanhados pelo Procon em Joinville. O recuo foi de 3,77% em relação ao mês passado.
Em viagem
Na madrugada deste sábado, Udo Döhler, Nelson Coelho e Fernando Krelling viajam juntos para encontro de prefeitos no Meio-oeste.
Continua depois da publicidade