Anunciado há dez anos, o BRT na avenida Beira-rio caiu no esquecimento em Joinville. A via exclusiva para ônibus na área central de Joinville não foi adiante no governo anterior e não planos para a adoção da modalidade. O futuro Plano Viário, em tramitação na Câmara de Vereadores, reserva perfis nas vias para a possibilidade, mas não há obra específica prevista. O BRT é uma via projetada para o transporte coletivo, separada das pistas para os demais veículos e com estruturas específicas para o embarque e desembarque de passageiros.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A proposta era deixar o trânsito mais “equilibrado” na Beira-rio, deixando duas pistas para os ônibus, no conceito BRT, e três pistas para os demais veículos no sentido Norte-Sul e outras três no sentido inverso. A ciclovia seria reformulada. Mas obras não chegaram a ser licitadas. O BRT da Beira-rio fez parte do PAC da Mobilidade.

O empréstimo de R$ 100 milhões contratado pela prefeitura há uma década para a requalificação de 55 km de ruas utilizadas pelo transporte coletivo, além da construção de pontes. Foram realizadas obras nas ruas Blumenau, São Paulo, Aubé, Albano Schmidt e Helmut Fallgatter e o programa foi encerrado sem que os recursos tivessem sido utilizados de forma integral. A alegação foi de que não havia mais como fazer todas as obras previstas com o recurso contratado. As obras na Beira-rio foram suprimidas do pacote ainda no governo anterior e não estão nos planos da atual administração.

Projeto quer obrigar clínicas e condomínios a comunicar casos de maus-tratos de animais

Continua depois da publicidade

Na terceira tentativa, licitação para obra de R$ 91 milhões em Joinville tem vencedor

Fotos: Como os guarás podem ser “diferencial” em ecoturismo e educação ambiental em SC

Reforma de ginásio em Joinville fará quadra “mudar” de lugar

Qual o impacto da minirreforma, se passar, no cálculo pelas vagas na Câmara de Joinville em 2024

Proposta para expansão urbana em Joinville prevê boulevards

Fotos: Como foi o roteiro de Jorginho Mello em Joinville