Uma década depois de aprovação de lei municipal sobre o tema, a oferta de concessão de sistema público de aluguel de bicicletas em Joinville continua distante. O edital não foi lançado pela administração municipal anterior e não há previsão no atual governo, ainda que o plano de governo aborde concessão do aluguel dos veículos. Atualmente, Joinville conta com serviço de locação de bicicletas e patinetes elétricos, em iniciativa de startup.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O modelo pretendido pela lei de 2013 previa a concessão por meio de concorrência de um sistema de aluguel e guarda de bicicletas, em contrato de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco. O edital traria o detalhamento dos locais das estações nas quais as bicicletas estariam disponíveis. A implantação seria gradativa, iniciando pelos pontos de maior movimentação.

No Plano de Mobilidade, de 2105, a meta era de instalar 30 pontos de compartilhamento de bicicletas, com prazo até o final de 2016. A integração com os terminais de ônibus seria um dos atrativos. No entanto, não houve lançamento do edital pelo governo anterior. Na atual gestão, a implantação do serviço não foi incluída na rodada de concessões em estudo (Arena, Centreventos, Cidadela etc).

Convênio de bombeiros de Joinville para vistorias tem julgamento adiado no TCE

Continua depois da publicidade

Licitação do ônibus em Joinville ainda sem prazo e edital pode ficar para 2024

Proposta na Câmara de Joinville quer multa para terreno com lixo e sem roçada

Por que aumento de vagas na Câmara de Joinville vai continuar fora de pauta

Justiça mantém decisão que condenou Águas de Joinville por causa do aumento de 2006

Desapropriações da duplicação da BR-280 motivam recomendação do TCU