Já utilizado pela Polícia Militar, equipamento para fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas também será usado por agentes de trânsito em Joinville. A licitação para a compra do etilômetro de tipo bastão foi lançada nesta semana pela prefeitura de Joinville, com possibilidade de uso do aparelho ainda neste semestre.
Continua depois da publicidade
> Joinville retoma as blitze “municipais” no trânsito
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O aparelho a ser comprado é usado na triagem da fiscalização. O etilômetro faz a verificação do eventual consumo de álcool por aproximação. Se for constatado o consumo, aí sim é feito o teste do bafômetro mais detalhado, para a medição da quantidade, conforme a Secretaria de Proteção Civil e Segurança (Seprot). Em caso de eventual recusa pelo motorista dos testes, há também aplicação de penalidades.
Por uma questão de segurança, nas blitze realizada com participação dos agentes de trânsito em Joinville, os policiais militares também estão presentes – cabe, à PM fazer a testagem sobre o consumo de álcool pelos motoristas, entre outras tarefas. A Polícia Militar também faz operações de fiscalização específicas no trânsito.
Continua depois da publicidade
> Decisão poderá ter impactos em futuras contratações de temporários pela prefeitura de Joinville
> Asfaltamento em via no Sul de Joinville inicia em março com prazo de dois anos para obras
> Motivo de polêmica, passaporte da vacina sem prazo para votação em Joinville
> Rio Mathias “reaparece” em praça no Centro de Joinville
> Na lista de duplicações pretendidas em Joinville, via no Distrito Industrial tem mais chances