Em nova atualização das novas matrículas pela Secretaria de Educação de Joinville, são 1.015 alunos vindos da rede privada para a rede municipal de ensino. As transferências ocorreram durante o período da pandemia do coronavírus, entre a segunda quinzena de março até agora. No mês passado, a migração estava em 701 alunos. Naquele momento, as transferências estavam em patamar 80% acima do verificado no mesmo período do ano passado.

Continua depois da publicidade

> Entidades reforçam apelo por lockdown em Joinville; prefeito volta a descartar medida

> Mais vagas: prefeitura de Joinville abre processo de seleção para contratação de servidores

A maior parte das transferências ocorre no ensino fundamental. As aulas presenciais estão suspensas desde março, com prorrogação da suspensão em todo o Estado até 2 de agosto, inclusive na rede privada. No entanto, em Joinville, a retomada não deverá ocorrer no início do próximo mês devido ao agravamento da pandemia. O mais provável é a volta das aulas presenciais a partir da segunda quinzena de agosto. Na rede municipal, os protocolos estão sendo preparados para a volta dos alunos fundamental em um primeiro momento e de educação infantil mais adiante. 

Os conteúdos na rede municipal de Joinville estão sendo transmitidos à distância (aulas online e em rádio e distribuição de material impresso). Em relação à merenda escolar, houve substituição por kits alimentação, entregues a mais de 20 mil estudantes. Uma nova etapa de distribuição será realizada até o final do mês.

Continua depois da publicidade