Alvo até de ação do Ministério Público, o novo desassoreamento do rio Águas Vermelhas está nos planos da prefeitura de Joinville há quase uma década. No final de 2013, foi lançado o edital para dos projetos, com contratação no ano seguinte. No entanto, por uma série de motivos, a obra acabou atrasando. A expectativa agora é de início dos trabalhos em 2023. Nos últimos anos, o rio da região Oeste tem passado por limpezas, como no início deste ano, mas a intervenção de maior porte ainda não saiu.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Há décadas, o rio apresenta constantes alagamentos, inclusive transbordou no final de semana após as chuvas. O atual planejamento da prefeitura prevê R$ 41,4 milhões para o desassoreamento de quase 11 km do Águas Vermelhas, incluindo a supervisão – serviço em contratação neste momento. Serão quase 500 mil metros cúbicos de sedimentos a serem retirados do rio.
Em uma comparação, o desassoreamento realizado em 2013 removeu 95 mil metros cúbicos de sedimentos do rio, em 5,8 km. A obra foi fatiada como forma de acelerar o licenciamento ambiental. O edital para o desassoreamento deve ser lançado entre o final do ano e início de 2023. A fonte de recursos é o empréstimo assinado com o BID em 2017.
A ação do MP foi apresentada em 2017 com cobrança de manutenção periódica e desassoreamento, entre outras providências. A prefeitura informou que os projetos contratados em 2013 foram concluídos. No entanto, o município alegou que, naquele momento, faltava concluir o licenciamento ambiental (a licença prévia saiu só em 2016). Também não havia recursos disponíveis. A liminar foi negada ao MP.
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville tem proposta para serviços públicos em área privada em caso de cheias
Bilionário, plano de 2011 de macrodrenagem de Joinville ainda longe da conclusão
Pesquisa em Joinville mostra como aeroporto “precisa” de mais voos
Fiscalização em Joinville adesiva 58 veículos abandonados nas ruas; operação continua
Em expansão, setor de saúde em Joinville amplia contratações em 75% em dez anos
Ação sobre lei das obras noturnas em Joinville tem decisão judicial
Em dia de Brasil na Copa, ônibus em Joinville têm “impacto” na demanda