As desapropriações previstas na duplicação da BR-280 inclui também imóveis a serem comprados para as comunidades indígenas. A estimada é de gasto de R$ 6,4 milhões para a aquisição de seis áreas. O componente indígena do Plano Básico Ambiental, nome técnico para as medidas de compensação pelas obras prevê a construção de casas de moradia, casas de artesanato, casas de reza e centro de referência.

Continua depois da publicidade

Há outros dispositivos e serviços previstos no PBA-CI. Nas informações prestadas ao Ministério Público Federal, não é informado em qual local serão compradas as áreas.

Demandas

Os prefeitos da Amunesc solicitaram melhorias em rodovias estaduais da região mesmo que parte dos municípios tenham entrado no programa Recuperar, criado justamente para recuperar estradas do Estado.

Manutenção

É que o Recuperar é para a manutenção, como tapa-buracos. Já a revitalização solicitada, com recapes, não é contemplada no programa.

Na Acij

Ex-presidente da Acij, assim como Udo Döhler, Ninfo König citou que Udo abordou os avanços em saúde, educação, mobilidade, entre outros temas, em prestação de contas na entidade empresarial, na segunda. Mas o vereador lamentou que o prefeito de Joinville não tenha informado sobre datas de obras com pontes, duplicações, redução do custo do Hospital São José, licenciamento online etc.

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.