Um dos maiores déficits em infraestrutura em Joinville continua distante de ser zerado ou mesmo reduzido de forma expressiva. A cidade tem 600 quilômetros de vias sem pavimentação, conforme a coletânea “Joinville – Cidade em Dados”, com atualização divulgada neste mês. Houve queda ao longo dos anos, mas o patamar continua elevado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Há duas décadas, em 2004, Joinville finalmente ultrapassava a marca de 50% de ruas pavimentadas, sejam asfaltadas ou cobertas por paralelepípedos ou lajotas. Naquele ano, eram 788 quilômetros de saibro, como foi convencionado em Joinville denominar as ruas sem pavimentação. Nesse intervalo de 20 anos, o déficit foi reduzido, portanto, em 188 quilômetros.

O dado não significa que somente essa extensão recebeu asfalto nesse período: houve asfaltamento de ruas cobertas com paralelepípedos (eram 78 km com esse revestimento em 2004, agora são 55 km), o que não conta para a redução das “ruas de saibro”, afinal já eram ruas pavimentadas; há as ruas que foram abertas já asfaltadas (comum em loteamentos privados, às custas dos construtores), entre outras variações.

Como houve ampliação da malha viária, o percentual sem pavimentação até teve queda maior, por “diluição”, caindo de 49,7% para 32,8% em 20 anos. A déficit tem distribuição desigual. Na região da antiga Subprefeitura Sudeste, quase 50% das vias não tem nenhum revestimento. É a área dos bairros Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa, Morro do Amaral (área rural), Paranaguamirim e Ulysses Guimarães. São 156 km sem pavimentação. No outro extremo em asfaltamento, a cobertura da pavimentação na região Centro-Norte chega perto de 90%. Há 44 km de vias sem revestimento.

Continua depois da publicidade

Porto de SC passa a contar com maior frota de caminhões elétricos entre terminais

Quantos estabelecimentos de comércio e serviços estão instalados em Joinville, por bairro

Novo binário de Joinville deve levar mais tempo para ficar pronto

Como Joinville busca virar polo internacional em setor de turismo ambiental

Qual o limite de gastos para candidatos a prefeito e vereador em Joinville

Prorrogação aponta mais tempo para sair licitação do ônibus em Joinville

Ilhas fazem parte de cessão de áreas da União para parque em SC