O deputado estadual Sargento Lima (PSL) quer a criação do Dia de Estadual de Combate à Intolerância Ideológica no Estado, a ser instituído em 6 de setembro, a data do atentado contra Jair Bolsonaro em 2018. No projeto apresentado nesta semana pelo parlamentar, aliado do presidente, a data seria oportunidade para campanhas, debates e outras mobilizações com o objetivo de reafirmar a democracia e manter o “espírito pacífico e democrático” em discussões ideológicas e políticas. Se aprovado, o dia passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Na justificativa, Sargento Lima cita a escolha do 6 de setembro como data em memória ao dia no qual o então candidato Bolsonaro, foi esfaqueado por um “ex-filiado do PSOL”, como lembra o deputado, por “divergências político-ideológicas”. “O Brasil tem sido palco de constantes confrontos ideológicos, não somente entre partidos políticos, mas entre parcelas da sociedade”, afirmou o deputado. Lima apontou ainda que a intolerância de ideologias leva à violência.

Ainda no PSL, o deputado Lima, com base eleitoral em Joinville, vai acompanhar o presidente Bolsonaro no Aliança pelo Brasil.

Continua depois da publicidade