Kennedy Nunes pediu nesta quinta-feira ao Ministério Público de Santa Catarina abertura de inquérito civil para apuração das reclamações de consumidores referentes as contas de energia elétrica cobradas pela Celesc nas últimas semanas. A companhia tem alegado que a subida no consumo motivou a elevação nas contas. O deputado quer também “verificação” na base de cálculo do ICMS, um dos principais componentes de custo, ao consumidor, da energia elétrica. O pedido de Kennedy será submetido à promotoria especializada.
Continua depois da publicidade
Reação
Ainda que o novo modelo de cobrança da Cosip tenha entrado em vigor em janeiro de 2018 e não em janeiro de 2019, a repercussão tem sido maior agora do quando começou a valer a mudança. O motivo foi a elevação do consumo de energia, o que leva as contas a pularem para faixas mais altas de cobrança da Cosip , o que deixa a contribuição mais cara – ainda que seja a energia o principal componente a fazer as contas terem vindo mais salgadas em janeiro.
Nas redes
Nas redes sociais, as maiores críticas são aos vereadores que votaram a favor da alteração em 2017, em projeto apresentado pela Prefeitura de Joinville. A mobilização para trazer a decisão sobre a tarifa de esgoto para dentro da Câmara, como forma de barrar a alteração, é vista também uma tentativa para evitar uma novo aumeto de tarifa pública.