A cobertura do Bolsa Família será ampliada em Joinville neste mês de abril, retornando ao patamar do início de 2009, momento no qual o País se recuperava de crise econômica. O programa do governo federal já vinha em expansão desde fevereiro, com o ingresso de 500 famílias e agora, com mais 1,2 mil, chega a 7.425 famílias contempladas.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A exapansão do programa é nacional e foi determinado pelo governo federal como forma de amenizar impactos econômicos da pandemia do coronavírus. A abrangência nacional, com cobertura de 14,3 milhões de famílias, também é recorde. A ampliação foi possível por causa da reserva de mais R$ 2 bilhões para o programa.
Em Joinville, até então o maior número de beneficiados foi registrado em 2009, com 7.612 mil famílias. Mas esse patamar superior ao de abril de 2020 só durou três meses e logo caiu: desde abril de 2009, Joinville nunca mais havia alcançado a marca de 7 mil famílias atendidas.
No mês passado, o benefício médio recebido pelas famílias em Joinville foi de R$ 186. A inclusão imediata é possível porque o cadastro único da Assistência Social já conta com um número maior de famílias passíveis de serem contempladas, basta apenas a injeção de recursos.
Continua depois da publicidade