Depois de seis eleições com Carlito Merss como candidato a prefeito, o PT de Joinville terá um nome diferente em 2020: o concorrente será Francisco de Assis, cuja pré-candidatura foi confirmada pelo partido em reunião realizada na noite de quarta-feira. Na convenção do PT, a ser realizada entre julho e agosto do ano que vem, Assis será confirmado como candidato.

Continua depois da publicidade

O nome de Assis para a disputa pela Prefeitura está encaminhado desde a escolha dele como presidente municipal. Naquele momento, Carlito já tinha adiantado que não pretendia concorrer novamente. Vereador no início da década passada e deputado estadual durante dois mandatos, Assis não era da mesma corrente de Carlito, inclusive houve distanciamento em 2006, quando os dois disputaram vaga de deputado federal. A reaproximação ocorreu no mandato de Carlito como prefeito (2009-2012), com Assis escolhido para a presidência da então Conurb. Assis foi o vice de chapa de Carlito em 2016, em tentativa do PT em retornar à Prefeitura de Joinville.

Assis defende formação de frente de esquerda para enfrentar quem apoia o governo Bolsonaro. O PT também está montando uma lista de candidatos a vereador no qual metade poderá ser formada por mulheres. O partido não elegeu vereadores em Joinville na última eleição municipal.

Continua depois da publicidade