A dengue está avançando em Joinville em março. O último balanço da Secretaria de Saúde de Joinville registra 129 casos autóctones, aqueles nos quais os pacientes contraíram a doença dentro da cidade. No início do mês, a secretaria havia somado 42 casos em 2020. Ou seja, a incidência triplicou nas últimas semanas. Em todo o ano passado, foram quatro pacientes autóctones em Joinville. Há também sete casos de dengue importados (contraídos em outras cidades). Não houve nenhum óbito por causa da dengue. São 1,9 mil focos do mosquito detectados neste ano.

Continua depois da publicidade

Na avaliação da secretaria, o clima tem contribuído e nem toda a população está tomando as medidas de prevenção, principalmente em relação à limpeza de recipientes com água. O apelo da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde neste momento é para as pessoas em quarentena aproveitarem para a limpeza dos quintais, incluindo calhas de caixas d’água.

Entre as medidas para o enfrentamento da dengue, está a convocação de mais 20 agentes de combate em endemia, a maioria em treinamento, e a realização de mutirões em bairros, e escala ampliada, com mais pessoas do que envolvidas em mobilizações semelhantes já realizadas. Para o mutirão do Comasa, está prevista a presença de 750 pessoas, no dia 28 – a data ainda depende de confirmação por c
ausa das medidas envolvendo o coronavírus.

Continua depois da publicidade