Em queda, a fila de espera por vagas na educação infantil ainda se mantém em patamar elevado, com 5,3 mil crianças cadastradas aguardando atendimento. A procura tem crescido na Defensoria Pública de Santa Catarina, também motivada pela busca de matrículas em período integral para quem tem vaga em um só turno.

Continua depois da publicidade

Nos últimos seis anos, o número de matrículas na rede municipal passou de 10,9 mil matriculados para os atuais 22,1 mil, incluindo as vagas compradas na rede comunitária e privada. A curto e médio prazo, a Secretaria de Educação de Joinville acredita em redução da fila com chamada de 374 crianças e a conclusão do credenciamento de compra de 1,6 mil matrículas.

Pelo Censo de 2010, quase 10% da população de Joinville tem até seis anos de idade, um contingente de 55 mil crianças. Há os matriculados na rede privada; nem todas as famílias com filhos com menos de quatro anos de idade têm interesse em colocar as crianças nos centros de educação infantil, entre outras situações. Mas o fato de pouco mais de 22 mil alunos serem atendidos na rede municipal mostra a necessidade de expansão.

Vistoria

O comando da Polícia Militar Rodoviária de SC esteve nesta segunda-feira (08) em Pirabeiraba para conhecer terreno da Prefeitura de Joinville sugerido para a instalação de posto policial, às margens da SC-418. O local “concorre” com outra área, no Vila Nova. Agora será avaliada a viabilidade do local. Não há recursos para a obra, mas há empresários interessados em colaborar nas obras – tanto em Pirabeiraba, quanto no Vila Nova.

Com horários

Proposta de Jaime Evaristo (PSC) quer a permissão, em ruas onde apenas uma das laterais tem permissão para estacionar, para os veículos estacionarem dos dois lados, no período noturno e nos finais de semanas e feriados. As placas de sinalização iriam indicar quais os horários permitidos.

Continua depois da publicidade

Bicicleta

O Movimento Pedala Joinville terá direito a duas salas na Estação da Memória. A autorização da permissão de uso foi solicitada à Câmara pela Prefeitura.

Leia também: Centro de Joinville não oferece espaço para ciclistas trafegarem com segurança