O déficit tarifário dos ônibus em Joinville caiu em março e a prefeitura terá de desembolsar um montante menor em relação aos dois meses anteriores. O valor referente a março é de R$ 1,4 milhão, a ser dividido entre as duas concessionárias. A compensação foi determinada em ação judicial de 2015, apresentada pelas empresas. O subsídio ocorre porque a receita do sistema não cobre as despesas do transporte coletivo, conforme a planilha de custos.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville abre nova apuração sobre fretamento de ônibus
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O pagamento às empresas em janeiro e fevereiro ficou em R$ 5,2 milhões, com média mensal, portanto, de R$ 2,6 milhões. Agora, ficou em R$ 1,4 milhão, referente a março. A redução ocorre porque o número de passageiros subiu em março, com maior receita, um fenômeno já esperado. A prefeitura descartou o aumento da tarifa alegando que o número de passageiros cairia e o déficit poderia ser ainda maior. O valor da passagem na modalidade antecipada, comprada fora dos ônibus e utilizada por mais de 95% dos usuários, é o mesmo desde 7 de fevereiro de 2020, em R$ 4,75.
A prefeitura de Joinville reservou até R$ 21 milhões para o pagamento do subsídio para o transporte coletivo ao longo do ano. A quantia é um teto, não significa que todo o montante será desembolsado, vai depender da movimentação de passageiros. A lei prevê também R$ 21 milhões para 2023 e 2024.
Continua depois da publicidade
> Proposta em Joinville quer colocar nome de vereadores em placas de inauguração de obras
> Por que novos aceleradores ainda não estão em operação no Hospital São José, em Joinville
> Qual o tamanho da frota de veículos elétricos em Joinville
> Joinville quer mudar regra de incentivo para restauro de imóveis tombados
> Como Joinville quer deixar a “doação” de áreas para obras mais atrativa