A operação de radar meteorológico na região Norte está mais perto. A licitação da compra do equipamento foi concluída pela Defesa Civil de Santa Catarina e agora será a vez da instalação. O aparelho vai custar R$ 3,7 milhões e terá capacidade para fazer a vigilância meteorológica em um raio de pelo menos 100 quilômetros. O local ainda não está definido, os estudos estão em andamento, mas avaliações iniciais apontam o Morro das Antenas, em Jaraguá do Sul, como o ponto mais indicado.

Continua depois da publicidade

A região Norte está na cobertura dos demais radares instalados em Santa Catarina (Lontras, Chapecó e Araranguá). Mas o novo equipamento dará mais precisão ao monitoramento porque, pela proximidade, vai avaliar as condições de microclimas. A Defesa Civil explica: muitas das situações como inundações e deslizamentos são provocadas pela circulação marítima responsável pela vinda de nuvens baixas – nem sempre detectadas pelos aparelhos instalados em locais mais distantes por causa do relevo.

De com as especificações passadas pela Defesa Civil, o aparelho é capaz de detectar água, gelo, granizo e neve a até 100 km de distância. Em 50 km, o radar meteorológico mede a velocidade do vento com o efeito doppler.

Há quase 30 anos

Osni Piske envia reprodução de “A Notícia” de 22 de setembro de 1991 para alegar que havia a possibilidade de replantio de palmeiras em Joinville, em referência ao corte recente de três árvores de maior porte da JK, para obras da drenagem do rio Mathias. Secretário de Serviços Públicos no governo de Luiz Gomes, Piske organizou o plantio de palmeira de oito metros na Alameda Brüstlein, trazida do Horto Florestal. Para ele, se foi feito há tanto tempo, poderia ser feito agora. A Prefeitura alegou que não tinha estrutura para transplantar as palmeiras maiores.

Estrada do Forte

A recuperação da Estrada do Forte está na lista de obras anunciadas pela Prefeitura de São Francisco do Sul. Os 4,8 km vão passar pela “reestruturação”.

Continua depois da publicidade

Bloqueador

Assim como Araquari, Barra Velha também ganhou lei para obrigar a concessionária do saneamento a instalar bloqueador de ar no hidrômetro, caso o consumidor solicite. A instalação deve ser gratuita. As duas cidades são atendidas pela Casan.

Visconde

Como a frente de trabalho da Visconde de Taunay só será liberada em outubro, após a realocação de redes de água e esgoto, a instalação da galeria do rio Mathias não começa no mês que vem.

Stammtisch

Dessa forma, não há risco, em tese, de o Stammtisch ser atrapalhado pelas obras. O evento será no dia 19 de outubro.