Em decreto publicado nesta semana, a prefeitura de Joinville fez a regulamentação das medidas a serem tomadas no momento de implantação de empreendimentos em áreas de alagamentos (mancha de inundação) na cidade. Conforme a unidade de drenagem da Seinfra, as normas são para construções e parcelamentos. Na avaliação da secretaria, as leis federal e estadual não trazem a regulamentação: o decreto municipal servirá como diretriz para a implantação dos dispositivos para a chamada mitigação dos alagamentos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Joinville conta com obrigações nas construções erguidas em áreas de alagamento: o decreto traz a padronização, além da regulamentação. O sistema de detenção de água pluvial a ser instalado é formado por dispositivos de coleta, reservação, regulação da vazão, extravasor e espaços para acesso e fiscalização. O decreto traz as medidas de recuos e de distância para o lençol freático. A norma para geminados é calculada conforme a área total do lote, com fracionamento por unidade.
O decreto traz anexo com o método para calcular a capacidade do sistema de detenção de água. A publicação traz ainda o regramento para protocolo e elaboração de documentação técnica. A autodeclaração pode ser usada no protocolo caso a área sujeita à inundação seja menor do que 2 mil metros quadrados.
Duplicação em Joinville tem liminar em desapropriação
Continua depois da publicidade
Como está a procura pelo concurso da prefeitura de Joinville; inscrições estão abertas
Quando fica pronta a nova sede da Unimed em Joinville
Cidade litorânea de Santa Catarina abre concurso público
Ambiciosa, duplicação em Joinville continua na fila
Joinville terá mais tempo para lançar concessão de cemitérios
Em nova visita a Joinville, Jorginho vai participar de evento regional do PL