Por meio de decreto publicado nesta terça-feira, a prefeitura de Joinville está criando outra opção no transporte coletivo na cidade. O serviço “expresso”, em caráter experimental, será executado pelas concessionárias que já oferecem o transporte coletivo na cidade. Ainda não há data definida para a oferta das novas linhas porque as empresas terão de apresentar plano operacional antes do início da operação. O transporte coletivo regular continua sendo oferecido, sem alteração.

Continua depois da publicidade

> Ação sobre bombeiros voluntários de SC volta à pauta de julgamento do STF

>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O decreto do “expresso” prevê veículos (podem ser vans, micro-ônibus ou ônibus rodoviários) com poltronas reclináveis e ar-condicionado. O embarque e desembarque poderão ser feitos nos pontos do transporte coletivo tradicional. As linhas serão nos sentidos Norte/Sul e Leste/Oeste e vice-versa, com horários e itinerários a serem definidos pela Secretaria de Infraestrutura de Joinville.

A tarifa será única, de R$ 7, com possibilidade de uso do cartão Ideal. Conforme o decreto, as gratuidades e descontos tarifários não serão concedidos nas linhas expressas, ficando limitadas ao transporte coletivo regular. O novo serviço, com objetivo de oferecer transporte mais rápido, vinha sendo planejado desde o ano passado pela prefeitura de Joinville. As linhas expressas não vão fazer parte do cálculo da planilha do transporte coletivo de Joinville. 

Continua depois da publicidade

> Tema de cobrança, iluminação da rodoviária de Joinville terá reforço

> Construção da Ponte Joinville terá compensação ambiental em duas áreas

> Câmara de Joinville aprova novas regras para obras perto de rios e córregos

​> Proposta para drenagem de dois rios em Joinville descarta piscinões