A união das esquerdas na eleição para a Prefeitura de Joinville é o principal objetivo do novo presidente municipal do PT, Francisco de Assis, a ser empossado nesta quinta. Um aceno dessa estratégia foi o convite para PSOL, PDT, PCdoB e PCB participarem da posse. O evento inicia às 19 horas, no Sinpronorte, na Santos Dumont.
Continua depois da publicidade
Uma novidade na eleição de 2020 do PT será a ausência de Carlito Merss como candidato a prefeito: ele concorreu nas últimas seis eleições. Portanto, disputou desde 1996 – Carlito também concorreu em 1988. “Desta vez , ele vai ajudar de outra forma”, diz Assis, um dos pré-candidatos petistas a prefeito. Mas ele evitar falar sobre nomes do PT. “Estamos abertos a alianças, a unir as esquerdas”, diz. Desde a fundação, o PT sempre teve candidato próprio à Prefeitura de Joinville. Na eleição passada, ficou em quarto na disputa para prefeito e não elegeu vereador.
Em 2020, Assis acredita em resultado melhor para o partido nas eleições municipais por causa dos “rachas” na direita e a reprovação popular, segundo ele, das reformas promovidas pelo governo federal.
Continua depois da publicidade