A convenção do MDB de Joinville na sexta-feira manteve Fernando Krelling na presidência municipal do partido, cargo ocupado por ele desde 2019. O deputado estadual é o pré-candidato do MDB à prefeitura em 2024, inclusive admitindo que o nome está à disposição. “Me coloco para ser umas das opções”, diz. O ex-vereador Fábio Dalonso se filiou ao partido e, também, pode ser um dos nomes para a disputa municipal.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em 2019, Krelling foi escolhido o presidente como forma de reforçar a candidatura a prefeito, na eleição do ano seguinte. Na disputa de 2020, o deputado ficou em terceiro lugar, com 18,5% dos votos, atrás de Adriano Silva (Novo) e Darci de Matos (PSD). Na eleição de 2020, Krelling conquistou o segundo mandato na Assembleia Legislativa.
O MDB não tem posição sobre o governo Adriano Silva. Dois vereadores, Adilson Girardi e Henrique Deckmann, na base governista, e outro na oposição, Claudio Aragão. Por ineficaz, os partidos deixaram de se manifestar sobre relação com executivos municipais – a autonomia dos vereadores costuma prevalecer. Em caso de alianças, já houve defesa de aproximação com o Novo, o que implicaria em abrir mão da cabeça de chapa, afinal Adriano Silva vai concorrer à reeleição. Outra possibilidade é a coligação com o PL de Jorginho Mello.
HISTÓRIA
Continua depois da publicidade
Em mais de meio século de existência, o MDB de Joinville administrou a cidade entre 1973 e 1988 com Pedro Ivo Campos, Luiz Henrique da Silveira e Wittich Freitag. A administração municipal esteve com o partido também entre 1997 e 2002, novamente com Luiz Henrique. O MDB voltou ainda a governar Joinville entre 2013 e 2020, com Udo Döhler. Desde 1969, quando disputou a prefeitura pela primeira vez, o MDB só não teve o candidato a prefeito em 2004, quando apoiou a reeleição de Marco Tebaldi (PSDB).
Como ficou a executiva do MDB
Presidente – Fernando Krelling
1º vice-presidente – Claudio Aragão
2º vice-presidente – Fábio Dalonso
Secretário-geral – Ademir Machado
Tesoureiro – Afonso Fraiz
1º vogal – Simone Schramm
2º vogal – Bráulio Barbosa
Contratação de organizações sociais na saúde em Joinville perde “ímpeto”
Convênio das obras do Mathias será prorrogado por dois anos e vai precisar de outra ampliação
Projeto para drenagem de R$ 300 mi em Joinville é contratado; obra continua sem previsão
Desassoreamento de rio em Joinville quer retirar volume equivalente a quase 50 mil caçambas
Prefeitura de Joinville quer autorização para primeira PPP municipal
Contratação de mais guardas municipais tem mobilização em Joinville