Mais uma vez, a abstenção somada aos brancos e nulos levou Joinville a “perder” mais de 100 mil votos nas eleições para deputado, tanto para estadual quanto para federal. A maior ausência no primeiro turno em relação a 2018 contribuiu para o resultado, ainda que os votos brancos e nulos tenham caído. A partir de 2023, Joinville terá três deputados estaduais (atual número) e um federal (hoje são três).
Continua depois da publicidade
> Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A abstenção em Joinville chegou a 16,7% do eleitorado, equivalente a quase 72 mil votantes. Há quatro anos, foram 53,6 mil eleitores que não compareceram, um índice de 13,5%. Ainda que a ausência tenha crescido em Joinville em relação às eleições gerais anteriores, ficou abaixo da registrada no domingo no Estado, de 18,43%.
Na eleição para deputado federal em Joinville, 42,5 mil eleitores votaram em branco ou preferiram anular. Há quatro anos, foram 58,1 mil. Na soma de abstenções, brancos e nulos, foram 114,4 mil eleitores da cidade que deixaram de escolher um candidato a deputado estadual. O grupo equivale a quase 27% do eleitorado joinvilense – em 2018, o percentual ficou em 28%.
Continua depois da publicidade
A disputa pela Assembleia Legislativa apresentou quadro semelhante: 114,4 mil eleitores deixaram de votar em candidato a deputado estadual, deixando comparecer ou votando branco ou nulo. Percentualmente, a proporção ficou parecida com a de 2018 (em números absolutos, foram 109 mil eleitores).
> Adriano Silva tem posição sobre segundo turno das eleições
> Joinville tem lista de primeiros suplentes para deputado federal e estadual
> “Tradição” de Joinville de eleger vereadores na eleição para deputado não se repete
> Sargento Lima é o deputado estadual mais votado em Joinville