A casa enxaimel atingida pelo fogo na rua Ottokar Doerffel será desmontada nos próximos dias, para transferência para Pirabeiraba, onde fará parte da futura Vila Enxaimel, uma das etapas do Parque 25 de Julho –  a primeira fase, em obras, é o Palácio das Orquídeas. Mais adiante, edificação será restaurada, pertencente à prefeitura, com a substituição da cobertura, a parte mais atingida pelas chamas, em setembro. O imóvel estava desocupado quando houve o incêndio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A casa construída em estilo enxaimel será realocada, com desmontagem e montagem, por meio de operação urbana consorciada, como uma das condicionantes de empreendimento privado. A inclusão na operação consorciada foi solicitada pela prefeitura, proprietária da área. O terreno será usado parcialmente na ampliação da rua Ottokar Doerffel.

Na desmontagem, conforme descrito pela Comissão do Patrimônio Histórico, as madeiras serão numeradas e os tijolos catalogados, com descarte das telhas por causa do incêndio. As pedras de apoio deverão ser mantidas. O material ficará armazenado em galpão, até a montagem. A edificação a ser preservada tem o status de “Patrimônio Material de Joinville”, concedido no ano passado, com nível de preservação integral. O destino da casa, a Vila Enxaimel, deverá receber mais imóveis a serem preservados.

Continua depois da publicidade

Arena, aterro e cemitérios podem ser incluídos em lei da Cosip em Joinville

Como bancada de Joinville pode passar de três para cinco deputados

Em seis meses de obras, construção de ponte de 1,2 km no litoral do PR tem 27% de execução

Câmara de Joinville aprova aumento no número de assessores; como foi a votação

Estudo para avaliar nova ponte de mil metros sobre o mar em SC ganha prazo

Com um dos lotes parado, duplicação em SC terá custo de mais R$ 700 mi até ficar pronta

Quantos novos pontos de iluminação pública precisam ser instalados em Joinville