A comparação com a duplicação de rodovias federais em andamento em Santa Catarina é uma amostra do tamanho do desafio financeiro para a construção de nova estrada litorânea no Estado. Pela estimativa divulgada pelo governo do Estado nesta semana, o custo das obras para implantação da Via Mar será de R$ 7,3 bilhões.

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Para a duplicação das BRs 280 (região Norte) e 470 (Vale do Itajaí), o investimento é de R$ 3,2 bilhões. A quantia terá de ter incremento por causa da revisão em um dos lotes da BR-280 e da solução a ser escolhida no canal do Linguado. Ainda assim, o Corredor Litorâneo Norte custará mais do que o dobro das duas duplicações – que tinham prazo inicial de conclusão no final da década passada, mas atrasaram por causa da escassez de recursos e ainda estão em andamento.

Túnel duplo está em construção na duplicação da BR-280, em Jaraguá do Sul

A comparação de custos leva em conta somente as obras, sem incluir as despesas com desapropriações, por exemplo. Estimativa da Fiesc aponta montante de R$ 9,2 bilhões para a nova rodovia, incluindo a compra de imóveis, entre outras despesas. Em outro exemplo, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, com 50 km, custou R$ 3,9 bilhões. O governo do Estado pretende formar parcerias com a iniciativa privada para buscar os recursos. Na sexta, em agenda em Joinville, para inauguração da Agência Regional do Detran, o governador Jorginho Mello disse que espera que a obra venha a ser feita pela iniciativa privada.

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Modelagem

Uma sugestão da Fiesc, apresentada há meses, é de lançamento de procedimento de manifestação de interesse (PMI), modalidade pela qual empresas podem apresentar propostas de modelagem para a busca de recursos.  Na quarta-feira, o governador Jorginho Mello autorizou a elaboração dos projetos executivos de quatro dos cinco lotes da Via Mar. Com o início dos trabalhos, as tratativas para a modelagem financeira deverão ser aceleradas.

O traçado mapeado para os projetos de engenharia tem 90 km, entre Joinville e Itajaí. Os trabalhos terão dois anos para ficar prontos. O quinto lote, entre Itajaí e o Contorno Viário da Grande Florianópolis, está na fase de preparação do edital para a contratação do projeto. O governo do Estado está licitando os estudos ambientais, a serem utilizados no licenciamento.

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