A prefeitura de Curitiba vai lançar uma opção que poderá ser oferecida em Joinville no futuro contrato de concessão do transporte coletivo, a ser licitada em 2024: tarifa mais econômica se usada fora do horário de pico. A capital do Paraná já conta com onze linhas com passagem mais barata em horários de menor movimento. Agora, será a vez de cartão no modelo pré-pago. A possibilidade de tarifa diferenciada estará prevista no futuro modelo de Joinville, ainda que sem obrigatoriedade de adoção.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O cartão a ser oferecido em Curitiba terá um valor mensal a ser pago previamente, com viagens ilimitadas se realizadas entre 8h30 e 16h59 e das 2h e 3h59 nos dias úteis, depois das 8h30 nos sábados e de uso livre nos domingos e feriados. Portanto, o modelo pré-pago permite o uso por um valor fixo por mês – o montante a ser pago será informado no momento do lançamento. Em Curitiba, o movimento nos ônibus cai 60% fora dos horários de pico.

A tarifa menor fora do horário de pico será possível no futuro contrato por causa do novo modelo de bilhetagem eletrônica, sistema que permitirá a integração de linhas sem a necessidade de uso dos terminais de transbordo. A decisão sobre a passagem diferenciada caberá à empresa que vencer a licitação. No passado, Joinville também discutiu a passagem diferenciada, como forma de reduzir a concentração de usuários nos horários de pico – até mudança no horário de abertura do comércio chegou a ser sondada.

Quais obras podem sair na BR-101 antes da repactuação do contrato

Continua depois da publicidade

Jorginho vai participar de inauguração em Joinville

Aliança para 2024 se diz contra aumento de vereadores em Joinville

Proposta de novo Código do Meio Ambiente de Joinville tem capítulo sobre barulho

Por que o processo seletivo não foi citado em acordo do Novo com PSD em Joinville

Estudo de vizinhança de condomínio em Joinville prevê pavimentação de rua e abertura de via

Edital do Mercado Público de Joinville prevê avaliação sobre nova construção