O balanço atualizado nesta semana pelo Detrans de Joinville mostra crescimento das multas de trânsito em 2020, na comparação com o ano passado. São 178,5 mil infrações aplicadas até outubro, um avanço de 3,3% em relação ao mesmo período. A variação é sensível, mas ocorreu em ano no qual ocorreu queda na movimentação de veículos nos primeiros meses da pandemia (entre março e maio). O balanço é referente à fiscalização municipal, exercida pelo departamento.
Continua depois da publicidade
> Joinville registra mais duas mortes de moradores que contraíram coronavírus
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Os radares eletrônicos registram a maior parcela das infrações de trânsito em Joinville. Em 2020, os aparelhos fizeram 76% das notificações na cidade, a maioria por excesso de velocidade. Os agentes de trânsito aplicaram as demais multas. A receita com as multas de trânsito foi de R$ 28 milhões até outubro, em Joinville. Em 2019, também houve aumento no número de multas em relação ao ano anterior. Mas apesar dos avanços nos últimos anos, o recorde ainda é de 2017, quando havia um número maior de radares.
Na avaliação do Detrans, houve retomada da movimentação após os primeiros meses da pandemia. As eleições também motivaram maior tráfego de veículos nas últimas semanas. A frota de Joinville é de 428 mil unidades, a maioria automóveis.
Continua depois da publicidade