Em manifestação em redes sociais na tarde deste domingo, o deputado federal Darci de Matos (PSD) defendeu a unificação das eleições em 2022, com prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. O parlamentar alega que neste momento há indefinição do calendário eleitoral em relação às datas.
Continua depois da publicidade
> Mais de 400 mil eleitores poderão votar nas eleições 2020 em Joinville
“Em relação à possibilidade de prorrogação dos mandatos por dois anos, coincidindo com as eleições para todos os cargos, esse é o projeto ideal. Porque diante dessa pandemia, nós vamos realizar as eleições em um ambiente difícil. E o Brasil não suporta mais eleições de dois em dois anos. O País para e o custo é muito elevado”, diz Darci, garantindo que votará a favor da proposta de emenda constitucional de unificação das eleições caso a PEC seja colocada em votação.
Darci ainda não se anunciou como pré-candidato a prefeito de Joinville, mas já admitiu estar inclinado a concorrer. A decisão sobre a participação na disputa será tomada até o final deste mês, segundo o deputado. Na eleição municipal de 2016, o parlamentar chegou ao segundo turno, mas não venceu a disputa – assim como ocorreu em 2008.
No momento, o calendário eleitoral está mantido, com primeiro turno no primeiro domingo de outubro (dia 4) e o segundo turno no último domingo do mês (25). Mas há movimentos pelo adiamento para dezembro ou para 2022.
Continua depois da publicidade